Blog da Patrícia Prado

Inspire a sua vida!

A Magia da Iluminação Natural Para Suas Fotos

A Magia da Iluminação Natural Para Suas Fotos

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Falar sobre LUZ é um assunto bem extenso e complexo, mas hoje, vou falar um pouco de LUZ Natural como fonte principal.

 

Para quem não sabe eu quase sempre opto pela LUZ natural nos meus ensaios, mas na mala do meu carro mora: meu kit de estúdio com 2 tochas da mako, um rebatedor 4 em um (dourado- prata- branco e difusor),de uns tempos pra cá uma luz de led, e, levo ainda, pelo menos dois flashes dedicados no meu case, que já me salvaram de situações incríveis!!

 

Aprendi a criar opções muito cedo, pois a coisa mais importante para um fotógrafo é entender os aspectos da luz, como são os efeitos e como ela funciona.

 

Quando você compreende a luz e a sombra, passa a não precisar de todos os equipamentos de luz, pois aprende-se a ter domínio e criatividade.

 

Não sai investindo fortunas em luz.. E penso que ninguém precisa fazer isso no início de sua carreira.

 

Fotografar pessoas, é meu principal foco, assim sendo, é preciso ter em mente como a luz e a sombra irão atuar sobre o meu assunto.

 

Em geral meus ensaios são feitos em locações que eu conheço, quando se trata de local desconhecido, sempre dou uma volta sozinha para observar os cantos, a iluminação e tudo que pode me ajudar ou atrapalhar.

 

magia da iluminacao natural 1

 

Gosto da luz suave, que não provoca sombras duras, adoro dias nublados, diferente de muita gente, pois ele deixa a luz difusa e acho lindo para trazer a delicadeza e sensualidade a foto.
Luzes vindas de janelas, e até o contraluz que estoura o fundo, tem todo seu valor.

 

magia da iluminacao natural 2.1

magia da iluminacao natural 2.2

 

Sempre que posso iniciar cedo as fotos nas locações que possuem uma janela com entrada forte de luz eu aproveito, adoro o resultado, percebe a idéia do frescor da manhã?!

 

Explore sempre as opções que o local te proporciona, use a criatividade, assim você não se joga no impulso de investir em muita coisa e começa de fato a saber explorar bem as ferramentas que tem.

 

 

Quando estamos fotografando antes do pôr do sol, podemos aproveitar alguns instantes da GOLDEN HOUR (hora de ouro), queridinha de muitos fotógrafos, luz é suave, com sombras também suaves, sem falar que a cor da luz é linda.

 

magia da iluminacao natural 3

 

 magia da iluminacao natural 3.2

magia da iluminacao natural 3.3

 

A melhor luz vai depender do seu propósito, e por isso é importante conhecer os tipos de luz, logo depois do sol se pôr, existe a Blue hour (hora azul) essa tem tons mais azulados, mas mistura-se laranja ainda e é bem suave... segue um exemplo abaixo:

 

magia da iluminacao natural 4

 

"O CLICHÊ NÃO VEM DO QUE VOCÊ FOTOGRAFA, E SIM DE COMO VOCÊ FOTOGRAFA"

 

Saiba usar os elementos na sua fotografia e enfatizá-los com a iluminação certa para o que você deseja, fotografar com luz natural exige paciência, muitas vezes você consegue um resultado lindo, rebatendo o flash em um rebatedor dourado, costumo dizer que é brincar de fazer sol, aquece a foto. Perceber transições e contrastes, também é importante pois esses muitas vezes oferecem uma apelo profundo a imagem.

 

Brinque com o contraluz, principalmente próximo a hora mágica, enfatiza o elemento em primeiro plano que fica contornado pela luz linda dessa hora.

 

Preste sempre atenção nas entradas de luz que existem no seu ambiente, caso necessite usar alguma outra fonte de luz cuide sempre de justificá-la!

 

Lembre-se que o sol nos dá apenas uma sombra, se sua janela é a direita cuidado com uma Luz muito forte a esquerda.. Entende? Observe as entradas de Luz e como elas se comportam.

 

Fica a dica: observe a fotografia no cinema, novelas... tudo isso servirá para te inspirar.

 

A sua participação é MEGAAA bem vinda, eu respondo todos os directs, todos os emails e vocês me motivam a continuar com esse canal aberto, fazendo amigos, aumentando a audiência e ajudando de alguma forma esse blog a crescer.

 

Gratidão a todos que mandaram mensagem e participaram de alguma forma com o conteúdo de hoje!

 

“No cinema, a luz é ideologia, sentimento, cor, tom, profundidade, atmosfera, história. Ela faz milagres, acrescenta, apaga, reduz, enriquece, anuvia, sublinha, alude, torna acreditável e aceitável o fantástico, o sonho, e ao contrário, pode sugerir transparências, vibrações, provocar uma miragem na realidade mais cinzenta, cotidiana. Com um refletor e dois celofanes, um rosto opaco, inexpressivo, torna-se inteligente, misterioso, fascinante. [...] Com a luz se escreve o filme, se exprime o estilo.”
(Federico Fellini)

 

 Agora, aproveite que está aqui e baixe meu ebook 5 passos importantes para ter uma sessão boudoir de sucesso (logo abaixo).

Sou a Patricia Prado

perfil lateral blog

Há quinze anos coleciono fotografias na minha mente e na minha alma e é por isso que hoje faço o que amo. Uma das minhas aventuras como profissional das lentes, foi descobrir que toda a mulher tem o desejo de se ver em imagens que a valorizam e retratam a sua sensualidade e beleza, e com isso me especializei em ensaios sensuais para mulheres “comuns”, mas que tem ousadia de sobra para mostrar a que veio ao mundo. Este blog irá mostrar as novidades do meu universo de fotografia e espero que cada informação contida aqui possa ser inspiração para sua vida!

 

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Ebook 5 passos importantes para ter uma sessão boudoir de sucesso!

Insira Abaixo o seu Nome e Email

 


Valorizo a sua Privacidade!  Não enviarei SPAM.

 

Vem comigo

facebutton Instagram logox44 youtubebutton

 

Patricia Prado | Fotógrafa

Email: eu@patriciaprado.com.br
Whatsapp: +351 913 968 082

Minha mensagem

Sou uma fotógrafa carioca, trabalho com fotografia profissionalmente há 14 anos e tenho por especialidade a fotografia sensual.

Sou pioneira com ensaios de mulheres comuns que desejam se ver em produções e poses sensuais.

Me acompanhe e aprenda muito comigo!

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Que bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

 

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.

patricia prado ebook 10 melhores poses fotos sensuais menorQue bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.