Blog da Patrícia Prado

Inspire a sua vida!

Manual do Profissional da Fotografia Sensual

Manual do Profissional da Fotografia Sensual

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Quebrando tabus, a fotografia sensual consolida cada vez mais no mercado e com isso, cada vez mais novos profissionais estão buscando migrar para esse ramo que abrange novos caminhos dentro da fotografia.

Migrar para um novo ramo dentro de um conceito já famoso como a fotografia tradicional pode ser uma tarefa desafiadora e podemos ficar apreensivos sobre o que fazer ou deixar de fazer durante nosso trabalho.

Esta é uma área também onde a maioria das pessoas tem curiosidade de fazer e acabam se reprimindo por existir um tabu em relação a exposição do corpo. Por isso é necessária uma estratégia de venda bem elaborada e que responda todas as dúvidas e pré-conceitos do cliente. Por isso separei esta lista com algumas dicas que eu acho imprescindível para novos profissionais que buscam conhecimento na área. Confira todas as dicas e use para seu crescimento profissional.


Primeiro vamos a alguns tópicos de como você deve ou não se dirigir como fotógrafo.

 

- Como se dirigir a cliente

Tem que ter uma clareza entre você e o cliente, neste momento não faça nenhuma negação a respeito de ideias que ela(e) tiver, isso irá bloquear o cliente para realizar o ensaio e irá prejudicar todo o andamento do book.

Converse com ela, exponha as suas ideias e deixe a conversa fluir, para que ela solte os desejos e opinião. Caso ela tenha dado uma ideia e você já sabe que não vai ficar legal, contorne a conversa, observe se tem liberdade, porém, nunca force algo que ela não deseja realizar.

Comece o ensaio com poses menos ousadas, dependendo do cliente, ela irá se soltar naturalmente e aos poucos você irá ver poses surgindo e posições mais ousadas.

Na primeira conversa, você irá conhecer a personalidade dela. Ousada ou mais reservada. Escolha um lugar que ela irá ficar à vontade. Às vezes, a melhor opção deverá ser um lugar reservado, opte por um ambiente aberto somente se esta for a ideia da modelo.

Leve sempre um book de modelo de posições, poses e fotos para influenciar a modelo. Caso aconteça dela ficar tímida, recorra a essa opção, mas sempre continue a brincar, comentar e orientar sobre o ensaio. Lembre-se, esses tipos de ensaio são muito especiais, porque é muito sensível, mas bastante surpreendente no final.

Oriente a ela a mexer no cabelo, a brincar com lenços, arrumar o botão da camisa, pronto, a criatividade está lançada.

Faça a modelo se sentir envolvida. Mostre as melhores fotos, elogie, você irá ver que consequentemente a autoestima irá crescer e sobre tudo ela vai se sentir mais confiante, fazendo poses ousadas, olhares matadores e ainda por cima vai adorar o seu trabalho.

 

- Como conseguir um bom portifólio.

O estudo sobre boudoir, poses, relacionamento, é de extrema importância criar confiança no cliente. Crie confiança, logo em seguida irá criar autonomia e, aí está a sua chance de crescimento nesta área. Pesquise sobre grandes fotógrafos nesta área, mas não copie e sim sirva de inspiração na sua vida profissional.

No início, explore mais esse lado profissional, crie, tire fotos, edite, adquira experiência na fotografia sensual. Evite postar fotos dos seus clientes sem autorização, neste ato você poderá causar um grande atrito entre o cliente e a sua empresa. Vivemos numa sociedade mais liberal, mas que mesmo com diversos tabus superados, ainda possui alguns que se mantêm.

 

- Erros mais cometidos por iniciantes

Deixar o foco à deriva: Seu foco tem que ser delicado, apontado somente no detalhe da modelo.

Tocar na modelo: Esse é um dos maiores erros e que pode se agravar conforme o nível de sintonia e liberdade entre você e a cliente, chegando até mesmo a gerar processos. Por isso na dúvida, não toque e sim oriente a cliente para que ela tenha entendimento daquilo que quer que ela faça.

Debochar e ironizar sobre as ideias e desejos da cliente: Ensaio sensual é algo que exige muita coragem da cliente e uma vez que ela se sinta pronta para realizar é inevitável que pense em ideias de poses e objetos como lingerie ou tema para utilizar durante o ensaio. Independente da ideia ou tema que ela queira abordar, seja profissional, não julgue ou a faça se envergonhar por sua ideia. Mesmo assim, não confunda julgar a cliente com deixar de orientá-la, caso seja extremamente preciso e você como profissional identificou que uma de suas ideias pode não se encaixar no panorama geral do ensaio, você pode e deve orientá-la sobre isso, mas lembre-se, tenha cuidado com as palavras e a trate sempre com máximo respeito.

Ficar no mesmo lugar: Sua função é capitar a melhor pose ou ângulo da modelo, às vezes ficar parado no mesmo lugar o ensaio inteiro, irá prejudicar todo o andamento.

Não fotografar nos momentos de pausa: No ensaio sensual, procuramos expor o que há de mais belo no corpo humano e fazemos isso trazendo através da naturalidade, a verdadeira beleza e, só obtemos tal naturalidade nos momentos em que não estamos nos concentrando naquilo de fato, são esses momentos que sua cliente estará menos tensa e relaxada que você acabará tirando fotos muito mais “verdadeiras” de sua cliente.

 

Uma vez que você já possui os primeiros conhecimentos sobre a área, iremos nos aprofundar sobre cada tópico acima:

 

1 – Harmonize o espaço

harmonize espaco patricia prado

(Por Patrícia Prado)

Muitas vezes quando escolhemos um cenário para fotografarmos a cliente, na fotografia costumamos deixar tudo arrumado para harmonizar o ambiente em que a cliente irá posar, mas na fotografia sensual, buscamos o mistério, o charme para possível. Vou dar um exemplo, sua cliente encontra-se sentada na beira da cama, com lenções perfeitamente alinhados. Não intriga, não desperta a curiosidade do que poderia ter acontecido pois a cama está intacta, sem vestígio de movimento. Por isso bagunce a cama ou qualquer outro lugar que julgar necessário, mas transforme o ambiente e o use a seu favor.


2 - Conecte-se com a modelo

conexao modelo fotografo fotografia sensual

(Por Patrícia Prado)

Se para você é um ramo totalmente novo, uma pessoa que nunca fez um ensaio sensual antes partilha dos mesmos medos e inseguranças. Por isso é importante que ambos mantenham uma conexão. Você precisa deixar sua modelo antenada de tudo que irá ocorrer durante o ensaio para evitar surpresas. Assim ela se sentirá mais confortável e manterá uma relação mais próxima com você podendo render em ótimas fotos, pois quanto mais relaxada estiver a cliente, mais poses virão e a criatividade fluirá com mais naturalidade.

 

3 – Procure pelos ângulos certos

angulo certo fotografia sensual

(Por Patrícia Prado)

Existem uma infinidade de ângulos certos que você pode escolher de acordo com a situação ou ambiente assim como também tem uma infinidade de poses que desfavorecem a cliente. Você vai precisar ter uma noção mais apurada como profissional de fotografia para identificar esses ângulos. Qual pose melhor a favorece? Identifique e certamente estará no caminho certo. Um erro que de cara posso diagnosticar são poses ao qual a modelo encontra se inclinada em direção a câmera. Este tipo de pose é muito delicado e se não ser usada no ambiente certo pode prejudicar o resultado final da sua foto. Procure sempre manter a cliente em uma posição mais ereta ou para trás evitando um resultado que pareça q ela vai “cair” sobre a lente da câmera.

Tome cuidado com o ângulo: Um dos maiores problemas que você irá encontrar é neste tipo de ensaio é a insegurança da cliente que deve ser quebrada, por isso facilite para você e para elas, encontrando o melhor ângulo que irá favorecer a beleza da cliente. E lembre-se, se seu ensaio for bom, sua recomendação será melhor ainda.

 

4 – O Olhar

olhar fotografia sensual

(Por Patrícia Prado)

Assim como a imagem, um olhar vale mais que mil palavras, e é dentro de um olhar que podemos transmitir de forma mais intensa nossos sentimentos. Por isso tome cuidado para que sua modelo não pareça estar com o olhar vazio, isso pode prejudicar o resultado da foto. Não tema, um olhar vazio não é tão comum mas pode acontecer e se lembrar de todas as dicas e seguir elas, provavelmente já terá cativado sua cliente e ela já estará envolvida com o seu trabalho. Então o olhar cheio de história e sentimentos aparecerá.

 

5 – Recorte indesejado

recorte incorreto patricia prado

Recorte Desejado

recorte desejado patricia prado

(Por Patrícia Prado)

Dentro da fotografia sensual, um dos nossos objetivos é enaltecer a beleza do corpo de sua modelo, por isso como profissionais, precisamos nos esforçar ao máximo criando uma atmosfera que faça ser possível uma fotografia de qualidade que enalteça isso. Um dos principais conceitos é o espaço, uma vez escolhido o ambiente e o espaço em que irá tirar a foto, você tem que procurar pelo enquadramento correto da imagem e decidir quais partes do corpo irá aparecer na foto, mas é preciso tomar cuidado para que não acabe recortando algum membro da modelo do enquadramento da foto, isso pode arruinar a sua foto.

 

6 – Escolha a lente certa

grande angular retrato fotografia sensual novo

(Por Gabriel Quintão)

A escolha da lente certa é imprescindível para a qualidade da sua foto, como por exemplo escolher uma grande angular para objetos próximos. Usar uma grande angular próximo ao rosto da sua modelo por exemplo pode distorcer seu corpo e estragar sua foto.

 

7 – Use objetos

usar objetos patricia prado

(Por Patrícia Prado)

Como disse anteriormente, para obter uma foto de qualidade, a modelo dele estar relaxada e conectada com você. Por isso use sua criatividade como profissional para faze-la se soltar. Com a ajuda de objetos como cortinas, mesas, cadeiras, ou até mesmo uma cama fará com que a modelo interaja com ele e a foto saia mais natural.

 

8 – Evite tocar a modelo

nao tocar modelo fotografia sensual

(Por Patrícia Prado)

É preferível que isso não ocorra, mas se bater a necessidade aconselho que no caso de ser homem, tenha sempre uma assistente mulher para fazer, caso seja extremamente necessário. É um assunto extremamente delicado que se não tomar o devido cuidado e respeito com sua modelo pode causar diversas desavenças e problemas mais sérios. Por isso na dúvida, não toque e sim oriente a cliente para que ela tenha entendimento daquilo que quer que ela faça.

 

Então é isso pessoal, gostaram das dicas de hoje?

Não deixe de ver meus outros posts no blog, tem muito conteúdo bacana e gratuito para você que quer ser um fotógrafo de sucesso.

Ofereço também gratuitamente meus ebooks “5 Passos Importantes para ter uma sessão de BOUDOIR DE SUCESSO!” e “10 Melhores Poses para uma sessão de fotos SENSUAIS DE SUCESSO” para você garantir cada vez mais conhecimento na área.

Como se não bastasse, para aqueles que realmente querem investir na carreira de fotógrafo por um preço fenomenal, ofereço meu curso, com muito conteúdo fundamental para você que quer se tornar um fotógrafo renomado.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE MEU CURSO

Grande abraço e até o próximo post.

Patrícia Prado.

 

Sou a Patricia Prado

perfil lateral blog

Há quinze anos coleciono fotografias na minha mente e na minha alma e é por isso que hoje faço o que amo. Uma das minhas aventuras como profissional das lentes, foi descobrir que toda a mulher tem o desejo de se ver em imagens que a valorizam e retratam a sua sensualidade e beleza, e com isso me especializei em ensaios sensuais para mulheres “comuns”, mas que tem ousadia de sobra para mostrar a que veio ao mundo. Este blog irá mostrar as novidades do meu universo de fotografia e espero que cada informação contida aqui possa ser inspiração para sua vida!

 

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Ebook 5 passos importantes para ter uma sessão boudoir de sucesso!

Insira Abaixo o seu Nome e Email

 


Valorizo a sua Privacidade!  Não enviarei SPAM.

 

Vem comigo

facebutton Instagram logox44 youtubebutton

 

Patricia Prado | Fotógrafa

Email: eu@patriciaprado.com.br
Whatsapp: +351 913 968 082

Minha mensagem

Sou uma fotógrafa carioca, trabalho com fotografia profissionalmente há 14 anos e tenho por especialidade a fotografia sensual.

Sou pioneira com ensaios de mulheres comuns que desejam se ver em produções e poses sensuais.

Me acompanhe e aprenda muito comigo!

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Que bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

 

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.

patricia prado ebook 10 melhores poses fotos sensuais menorQue bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.