Blog da Patrícia Prado

Inspire a sua vida!

Como definir meu público alvo?

Como definir meu público alvo?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Com os mecanismos de busca, e todas as técnicas de marketing digital fala-se muito em persona.

O ideal, sem dúvida, é você definir seu nicho desde o início, mas sabemos que muitas vezes isso não é possível por alguns fatores.

 

  1. Você ainda não tem portfólio e nem sabe direito o que gosta de fotografar.
  2. Você ainda não tem como escolher, foto é foto e, afinal, preciso praticar.
  3. Escolhi fazer retratos, isso me permite fazer mais coisas...
  4. Acho que eventos sociais é algo promissor e adoro ir para festas…

 

Não importa qual o seu porque, o fato é que sem traçar estratégias e sem saber aonde quer chegar, qualquer lugar serve!!!

Mesmo que você ainda não tenha escolhido que área quer atuar definitivamente, experimente algumas por períodos, crie algum vínculo, procure entender e oferecer um diferencial, a sua segurança irá passar mais credibilidade.

Segundo estudos científicos compramos pela emoção e buscamos justificar pela razão. 

O que eu vou vender? Defina qual será seu produto, mesmo criando um leque de opções.

Como o cliente percebe que somos a melhor opção para ele? 

 

Não pense que seu cliente vai te escolher apenas pela sua proposta e seus benefícios, mas por instinto através de um estado emocional. A informação que você passa pode influenciar esse estado emocional mas a emoção gerada tem muito mais valor que as emoções.

 

Segundo o neuromaketing, essas mudanças no estado emocional só podem ser realizadas quando a abordagem de vendas leva em conta o sistema de crenças do cliente. É este sistema de crenças que determina como surge cada emoção. 

Assim o mais importante é você saber qual a "dor" do seu cliente e como seu produto vai solucionar. Em outras palavras, que coisas seu cliente acredita, para sua tomada de decisão, pois, você precisa criar emoções que impulsionam a tomada de decisão. A pesquisa da sua persona ou avatar vai te ajudar bastante a mapear esse cliente. Quanto mais cuidadoso você for na pesquisa, mais vai saber sobre ele.

Lembrando sempre que o mais importante é o efeito emocional do seu produto no seu público. Para definir sua persona você deve dar uma atenção especial às sua dificuldades e como seu negócio pode ajudá-la, focando em que valores você pode gerar. Produza conteúdos sabendo que está do outro lado, para consumir seu produto. Sua chamada deve ser feita para a pessoa que vai se identificar com  seu produto ou conteúdo.

Cuidado para não confundir a Persona com Público Alvo. Este último, é uma representação ampla dos clientes que você visa ter. Ou seja, ele é composto por um segmento da sociedade que tem características em comum.

 

Para definir o público, é comum utilizarmos critérios sociodemográficos, como:

 

Educação - Classe social - Sexo - Idade - Nacionalidade - Profissão - Localização

Então, um exemplo de Público Alvo seria: 

Mulher, entre 25-35 anos, classe média, brasileira, mora no Rio de Janeiro, formada em arquitetura, trabalha em um escritório de arquitetura, mas busca recolocação profissional.

 

Persona (avatar)

 

Já a persona, além dos dados geográficos e sociodemográficos que também estão no público-alvo, apresenta outros critérios voltados para informações psicográficas.
Então, teremos as informações sociodemográficas:

Nome - Sexo - Idade - Classe social- Nacionalidade - Localização - Escolaridade - Profissão

 

Precisamos também analisar as características comportamentais, por exemplo:
Gostos pessoais - Sensibilidade a preços de serviços e produtos - Qualidade desejada em um produto ou serviço

Além dos critérios psicográficos:
Personalidade - Estilo de vida - Valores morais

 

Assim, a persona poderia ser:

Luana, mulher de 32 anos, classe média, brasileira, mora no Rio de janeiro. É formada em arquitetura, trabalha em um escritório de arquitetura, mas busca recolocação profissional. Gosta de cozinhar e tem vontade de se dedicar mais a isso. Nos finais de semana, sempre convida os amigos e adora fazer  jantares para todos. Por ser de classe média, não compra produtos muito caros, mas acredita que se o material for de qualidade melhor. Ela é comunicativa, divertida e está sempre rodeada de pessoas.

Perceba que pensar em estratégias de marketing para alguém que você tenha mais informações faz com que seu conteúdo seja melhor direcionado e mais útil para as pessoas. Assim, você consegue ter resultados mais eficientes do que se pensasse apenas em um público geral.

 

Perguntas importantes:

Idade- Onde mora - Onde trabalha - Qual seu cargo - Sua educação e personalidade

  1. Quais são os valores da minha persona?
  2. O que ela faz no dia-a-dia? 
  3. Quais são suas metas?
  4. O que ela consome no dia-a-dia?
  5. Quais são as marcas que ela costuma usar?
  6. Qual é seu sonho?
  7. Quais são suas dores?
  8. Como seu negócio pode impactar de forma positiva a vida dessa persona?

 

Depois de levantar esses dados fica muito mais fácil você mapear que tipo de abordagem e serviço vai oferecer. Ah.. mas, eu estou começando agora!!! Não sei nada disso…

Pense em algo que você se sinta mais confortável e seguro, é sempre mais fácil algo que sabemos fazer e ou falar. Perceba então quais as pessoas que se sentem mais propícias a se interessar pelo seu produto, interaja com essas pessoas.

No Facebook existe uma ferramenta que se chama Audience Insight.
Com essa ferramenta você conseguirá informações como idade, gênero e áreas de interesse das pessoas que estão naquela página.

 

Para usar o Audience Insights, você precisa:
Entrar no Facebook Audience Insights
http://www.facebook.com/ads/audience-insights

  • Escolher o tipo de público para ser analisado (“Todos no Facebook”);
  • Utilizar os filtros do lado esquerdo da tela para direcionar melhor sua pesquisa. Nesses filtros, você consegue marcar a localização, idade, gênero, interesses e páginas as quais as pessoas estão conectadas;
  • Clicar em salvar. Pronto! 

Você terá informações de diversas pessoas que acessam conteúdos semelhantes aos que você quer divulgar.

 

A sua participação é MEGAAA bem vinda, eu respondo todos os directs, todos os emails e vocês me motivam a continuar com esse canal aberto, fazendo amigos, aumentando a audiência e ajudando de alguma forma esse blog a crescer.

 

 

 

 

Sou a Patricia Prado

perfil lateral blog

Há quinze anos coleciono fotografias na minha mente e na minha alma e é por isso que hoje faço o que amo. Uma das minhas aventuras como profissional das lentes, foi descobrir que toda a mulher tem o desejo de se ver em imagens que a valorizam e retratam a sua sensualidade e beleza, e com isso me especializei em ensaios sensuais para mulheres “comuns”, mas que tem ousadia de sobra para mostrar a que veio ao mundo. Este blog irá mostrar as novidades do meu universo de fotografia e espero que cada informação contida aqui possa ser inspiração para sua vida!

 

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Ebook 5 passos importantes para ter uma sessão boudoir de sucesso!

Insira Abaixo o seu Nome e Email

 


Valorizo a sua Privacidade!  Não enviarei SPAM.

 

Vem comigo

facebutton Instagram logox44 youtubebutton

 

Patricia Prado | Fotógrafa

Email: eu@patriciaprado.com.br
Whatsapp: +351 913 968 082

Minha mensagem

Sou uma fotógrafa carioca, trabalho com fotografia profissionalmente há 14 anos e tenho por especialidade a fotografia sensual.

Sou pioneira com ensaios de mulheres comuns que desejam se ver em produções e poses sensuais.

Me acompanhe e aprenda muito comigo!

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Que bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

 

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.

patricia prado ebook 10 melhores poses fotos sensuais menorQue bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.